Apresentamos aqui uma situação com a qual muitos de nós estamos familiarizados, seja por experiência própria ou como testemunha de algum deslize de um colega: um e-mail com uma piada grosseira ou uma imagem engraçada que circula pelo reino dos e-mails pessoais é enviado a um grupo de contatos amigáveis internos que acidentalmente incluía na lista o CEO da empresa. Constrangedor para o remetente? Sim. Motivo para demissão? Improvável.
O que pode ser comprovadamente mais prejudicial à sua carreira, contudo, é a forma como você redige os seus e-mails no dia a dia. Muitas vezes tratamos a comunicação por e-mail da mesma forma despreocupada com que o fazemos com as conversas informais por telefone. É mais fácil ainda esquecer que existe um infalível registro digital do que foi comunicado.
Diferentemente das conversas orais, os e-mails podem ser encaminhados para a pessoa errada. Da mesma maneira que, se uma mensagem for escrita com pressa, ela poderá acabar ficando desleixada ou sendo mal interpretada. Como resultado, poderá acarretar repercussões desagradáveis. É melhor pensar bem antes de enviar.
Hoje em dia, dispositivos convenientes habilitados para e-mail, como os notebooks HP, também permitem que você envie e-mails de qualquer lugar, porém é importante fazer um treinamento para enviá-los de maneira "profissional". Da próxima vez que você pegar o seu smartphone, lembre-se de que você está representando a si mesmo e também sua empresa, não importa onde esteja.
10 erros cometidos nos e-mails que podem custar o seu emprego:
O que pode ser comprovadamente mais prejudicial à sua carreira, contudo, é a forma como você redige os seus e-mails no dia a dia. Muitas vezes tratamos a comunicação por e-mail da mesma forma despreocupada com que o fazemos com as conversas informais por telefone. É mais fácil ainda esquecer que existe um infalível registro digital do que foi comunicado.
Diferentemente das conversas orais, os e-mails podem ser encaminhados para a pessoa errada. Da mesma maneira que, se uma mensagem for escrita com pressa, ela poderá acabar ficando desleixada ou sendo mal interpretada. Como resultado, poderá acarretar repercussões desagradáveis. É melhor pensar bem antes de enviar.
Hoje em dia, dispositivos convenientes habilitados para e-mail, como os notebooks HP, também permitem que você envie e-mails de qualquer lugar, porém é importante fazer um treinamento para enviá-los de maneira "profissional". Da próxima vez que você pegar o seu smartphone, lembre-se de que você está representando a si mesmo e também sua empresa, não importa onde esteja.
10 erros cometidos nos e-mails que podem custar o seu emprego:
1. E-mails enviados após o happy hour
Happy hour da empresa após o expediente? É melhor deixar para responder os e-mails pelo seu Palm no dia seguinte e também não respondê-los em casa após ter passado a noite fora.
Happy hour da empresa após o expediente? É melhor deixar para responder os e-mails pelo seu Palm no dia seguinte e também não respondê-los em casa após ter passado a noite fora.
2. Sarcasmo e humor seco
O e-mail não é um bom meio de expressar nuances de sarcasmo, as quais muitas vezes podem ser interpretadas fora de contexto e acarretar repercussões desastrosas.
O e-mail não é um bom meio de expressar nuances de sarcasmo, as quais muitas vezes podem ser interpretadas fora de contexto e acarretar repercussões desastrosas.
3. Assuntos pessoais
É sempre bom separar os negócios do lazer — e usar os recursos da empresa para questões pessoais, em geral, é uma má idéia.
É sempre bom separar os negócios do lazer — e usar os recursos da empresa para questões pessoais, em geral, é uma má idéia.
4. Críticas profissionais
Se for um assunto breve, diga pelo telefone; caso contrário, vai parecer oficial demais e poderá causar uma preocupação desnecessária. Se a questão for realmente grave, discuta-a pessoalmente.
Se for um assunto breve, diga pelo telefone; caso contrário, vai parecer oficial demais e poderá causar uma preocupação desnecessária. Se a questão for realmente grave, discuta-a pessoalmente.
5. Opiniões pessoais e fofoca
É muito fácil tratar as mensagens de e-mail como uma conversa na hora do café, mas esses e-mails tendem a ser "Encaminhados".
É muito fácil tratar as mensagens de e-mail como uma conversa na hora do café, mas esses e-mails tendem a ser "Encaminhados".
6. Respostas ásperas
É fácil disparar uma resposta áspera sem pensar, mas nem sempre é fácil voltar atrás. O melhor a fazer é esperar um pouco para responder o e-mail, se possível, ou aguardar o dia seguinte para enviar a resposta, caso você esteja realmente perturbado.
É fácil disparar uma resposta áspera sem pensar, mas nem sempre é fácil voltar atrás. O melhor a fazer é esperar um pouco para responder o e-mail, se possível, ou aguardar o dia seguinte para enviar a resposta, caso você esteja realmente perturbado.
7. Linguajar de baixo nível
A maioria das pessoas não faz isso, mas alguns de fato fazem, e é uma péssima idéia; ofensas não têm vez nos e-mails de trabalho.
A maioria das pessoas não faz isso, mas alguns de fato fazem, e é uma péssima idéia; ofensas não têm vez nos e-mails de trabalho.
8. Segredos da indústria ou da empresa
Essa atitude pode lhe render um processo, bem como sua demissão. A maior parte das empresas possui contratos de confidencialidade assinados por você no início de suas atividades, que seriam violados neste caso.
Essa atitude pode lhe render um processo, bem como sua demissão. A maior parte das empresas possui contratos de confidencialidade assinados por você no início de suas atividades, que seriam violados neste caso.
9. Linguajar racista/sexista
É melhor evitar esse tipo de coisa no seu discurso do dia a dia, bem como em seus e-mails profissionais. Como na questão acima, a maioria das pessoas assina um contrato de "tolerância zero" que seria violado e tais violações são motivos para demissão.
É melhor evitar esse tipo de coisa no seu discurso do dia a dia, bem como em seus e-mails profissionais. Como na questão acima, a maioria das pessoas assina um contrato de "tolerância zero" que seria violado e tais violações são motivos para demissão.
10. Mensagens com escrita desleixada
Mesmo que enviadas do seu Palm enquanto você está na praia, lembre-se de que sua imagem está em jogo.
Mesmo que enviadas do seu Palm enquanto você está na praia, lembre-se de que sua imagem está em jogo.
E por último, mas não menos importante, se você trabalha em órgãos governamentais ou outras empresas de interesse do público em geral, seja extremamente cuidadoso. É bastante comum na imprensa o vazamento de e-mails com informações que colocam o governo e seus oficiais em maus lençóis.
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