terça-feira, 16 de novembro de 2010

Dez e-mails que você nunca deve mandar‏

Apresentamos aqui uma situação com a qual muitos de nós estamos familiarizados, seja por experiência própria ou como testemunha de algum deslize de um colega: um e-mail com uma piada grosseira ou uma imagem engraçada que circula pelo reino dos e-mails pessoais é enviado a um grupo de contatos amigáveis internos que acidentalmente incluía na lista o CEO da empresa. Constrangedor para o remetente? Sim. Motivo para demissão? Improvável.

O que pode ser comprovadamente mais prejudicial à sua carreira, contudo, é a forma como você redige os seus e-mails no dia a dia. Muitas vezes tratamos a comunicação por e-mail da mesma forma despreocupada com que o fazemos com as conversas informais por telefone. É mais fácil ainda esquecer que existe um infalível registro digital do que foi comunicado.

Diferentemente das conversas orais, os e-mails podem ser encaminhados para a pessoa errada. Da mesma maneira que, se uma mensagem for escrita com pressa, ela poderá acabar ficando desleixada ou sendo mal interpretada. Como resultado, poderá acarretar repercussões desagradáveis. É melhor pensar bem antes de enviar.

Hoje em dia, dispositivos convenientes habilitados para e-mail, como os notebooks HP, também permitem que você envie e-mails de qualquer lugar, porém é importante fazer um treinamento para enviá-los de maneira "profissional". Da próxima vez que você pegar o seu smartphone, lembre-se de que você está representando a si mesmo e também sua empresa, não importa onde esteja.

10 erros cometidos nos e-mails que podem custar o seu emprego:
1.     E-mails enviados após o happy hour
Happy hour da empresa após o expediente? É melhor deixar para responder os e-mails pelo seu Palm no dia seguinte e também não respondê-los em casa após ter passado a noite fora.
2.     Sarcasmo e humor seco
O e-mail não é um bom meio de expressar nuances de sarcasmo, as quais muitas vezes podem ser interpretadas fora de contexto e acarretar repercussões desastrosas.
3.     Assuntos pessoais
É sempre bom separar os negócios do lazer — e usar os recursos da empresa para questões pessoais, em geral, é uma má idéia.
4.     Críticas profissionais
Se for um assunto breve, diga pelo telefone; caso contrário, vai parecer oficial demais e poderá causar uma preocupação desnecessária. Se a questão for realmente grave, discuta-a pessoalmente.
5.     Opiniões pessoais e fofoca
É muito fácil tratar as mensagens de e-mail como uma conversa na hora do café, mas esses e-mails tendem a ser "Encaminhados".
6.     Respostas ásperas
É fácil disparar uma resposta áspera sem pensar, mas nem sempre é fácil voltar atrás. O melhor a fazer é esperar um pouco para responder o e-mail, se possível, ou aguardar o dia seguinte para enviar a resposta, caso você esteja realmente perturbado.
7.     Linguajar de baixo nível
A maioria das pessoas não faz isso, mas alguns de fato fazem, e é uma péssima idéia; ofensas não têm vez nos e-mails de trabalho.
8.     Segredos da indústria ou da empresa
Essa atitude pode lhe render um processo, bem como sua demissão. A maior parte das empresas possui contratos de confidencialidade assinados por você no início de suas atividades, que seriam violados neste caso.
9.     Linguajar racista/sexista
É melhor evitar esse tipo de coisa no seu discurso do dia a dia, bem como em seus e-mails profissionais. Como na questão acima, a maioria das pessoas assina um contrato de "tolerância zero" que seria violado e tais violações são motivos para demissão.
10.  Mensagens com escrita desleixada
Mesmo que enviadas do seu Palm enquanto você está na praia, lembre-se de que sua imagem está em jogo.
E por último, mas não menos importante, se você trabalha em órgãos governamentais ou outras empresas de interesse do público em geral, seja extremamente cuidadoso. É bastante comum na imprensa o vazamento de e-mails com informações que colocam o governo e seus oficiais em maus lençóis.

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