terça-feira, 16 de novembro de 2010

Mito da tecnologia de pequenas empresas‏

Tumblr. Foursquare. Twitter. Facebook. Estas são algumas das ferramentas de mídia social mais recentes que as empresas podem usar para se comunicar diretamente com seus clientes. A mídia social pode se tornar uma ferramenta fantástica para os proprietários das empresas, se usada corretamente. Apresentamos aqui algumas idéias para as empresas que estão pensando em usar a mídia social.

Atendimento ao cliente
A mídia social é um meio comprovado de comunicação direta com o cliente. De acordo com um estudo recente, 60% das empresas participantes de pequeno e médio porte afirmaram que a mídia social teve um impacto positivo nos negócios. O LinkedIn foi classificado como o site mais popular, com 73% de participantes ativos.

O atendimento ao cliente é importante para todas as empresas, e a mídia social é um meio direto de comunicação com os clientes. Para começar, encontre o lugar onde os clientes se reúnem e se comunicam on-line, preste atenção à "conversa", depois monte um perfil para você e coloque uma opinião ou comentário quando se sentir confortável. A partir daí, você pode começar a se envolver com seus clientes com frequência para manter relacionamentos significativos e de longo prazo. Pontos de venda, como o Facebook, reúnem pessoas que compartilham interesses, tornando bastante propícia a criação de vínculos fortes com o cliente. Lembre-se: clientes satisfeitos se transformam em incríveis aliados no marketing boca a boca. Da mesma forma, cliente insatisfeitos também podem deter grande poder, portanto certifique-se de ter recursos apropriados disponíveis para gerenciar o site e responder quando necessário.

Rede de relacionamentos
Proprietários de empresas nunca devem deixar de lado sua rede de relacionamentos. Existem infinitas oportunidades "aí fora", proporcionadas por pontos de venda on-line e face a face. Enquanto estiver participando de um evento de negócios local, como um Meetup, tenha em mente que esta é uma ótima oportunidade de se socializar e travar conversas de igual para igual com seus amigos; as oportunidades de aumento de rede de relacionamentos on-line estão se tornando prioridade e uma ótima maneira de divulgação do seu negócio e de suas ofertas. É muito fácil aumentar sua rede de amigos online: Participe de um grupo no Facebook ou no LinkedIn, ou crie um (por exemplo, Pequena nação de negócios), ou participe de fóruns de discussão virtuais. Você aprenderá com seus amigos, conhecerá clientes em potencial e mostrará seu ponto de vista único nas conversas.

Com a maior parte das pequenas empresas usando a mídia social para aumentar sua rede de relacionamentos (68%) e atrair novos clientes (63%), é agora o momento de se livrar dessa mentalidade antissocial e encontrar amigos on-line! Para mais informações sobre socialização nos negócios on-line, assista a esta entrevista com o especialista do setor, empreendedor, autor e CEO da The Geek Factory, Peter Shankman

Nenhum comentário:

Postar um comentário